Tudo o que você precisa saber sobre o colesterol bom - HDL



Imagem: Pixabay


Você já deve ter ouvido bastante sobre o colesterol, certamente já até tem o conceito de que ele é um grande vilão quando o assunto é saúde e alimentação saudável.


Mas não é bem assim, o colesterol é um tipo de gordura presente na estrutura das membranas celulares, fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo.

Existem basicamente 2 tipos de colesterol, o bom - HDL e o colesterol ruim - LDL.


Hoje iremos falar especialmente sobre o colesterol bom - HDL, e sua importância para o nosso organismo.


Diferença entre colesterol bom e ruim


Produzida pelo organismo, a lipoproteína conhecida como HDL é de alta densidade e responsável por remover o excesso de colesterol dos tecidos corporais. O HDL conduz os cristais de colesterol para o fígado, onde são quebrados e metabolizados e descartados do corpo.

Já o LDL é uma lipoproteína de baixa densidade e transporta o colesterol do fígado e do intestino para as células dos tecidos do corpo humano. O LDL é considerado mau porque, com o nível elevado, permite o acúmulo de colesterol nas paredes internas das artérias, que cria placas de gordura nos vasos sanguíneos e dificulta o fluxo sanguíneo.


Importância do colesterol bom


Como foi explicado acima, o colesterol “bom” tem uma função muito importante no nosso organismo, que é basicamente combater a “sujeira” deixada pelo colesterol ruim. Em níveis elevados, inclusive, esse tipo de colesterol é capaz de reduzir os riscos de doenças do coração e ter ações anti-inflamatórias e antioxidantes.


Valores de referência


O nível ideal do colesterol bom - HDL - presente no corpo para adultos maiores de 20 anos deve ser igual ou superior a 60mg/dl, sendo considerado aceitável a partir de 40mg/dl. É considerado baixo quando está abaixo de 40mg/dl, sendo necessário buscar medidas para aumentar esse número.


Alimentos que contribuem com o colesterol bom


Sabe-se que 30% do colesterol do organismo é proveniente da alimentação, por isso escolher uma dieta balanceada e saudável é fundamental para manter os níveis de HDL em dia.

Confira alguns alimentos que ajudam bastante nessa missão:


Peixes de águas profundas: sardinha, truta, bacalhau, atum, etc.

Azeite extravirgem: aumenta o colesterol bom e ainda ajuda a reduzir o ruim.

Abacate: também aumenta o colesterol bom e ajuda a reduzir o ruim.

Sementes: linhaça e chia.

Aveia: aumenta o colesterol bom e reduz a absorção de gordura e colesterol ruim.

Frutas: ameixa, maçã, laranja, pera e limão.


Entre outros alimentos.


Como diagnosticar os valores do seu colesterol com a Labsca


A melhor forma de identificar os níveis do colesterol é através de um exame de sangue com jejum de 12 horas, que indica a quantidade do colesterol LDL, HDL e triglicerídeos.


Não é necessário ter pedido médico para realização desse exame de rotina. Em caso de histórico familiar de colesterol alto, é indicado fazer o exame de sangue uma vez por ano a partir dos 20 anos para um diagnóstico precoce.


Para realizar os seus exames na Labsca basta se dirigir até uma de nossas unidades em São Bento do Sul ou Rio Negrinho ou, se preferir, agendar atendimento pelo número (47) 3633-1133.


Dispomos também dos serviços de coleta domiciliar e empresarial.


Labsca, desde 1978 cuidando de você e de toda a sua família.