top of page

Artrite reumatóide e relação da condição com a alimentação


A artrite reumatóide é uma doença sistêmica autoimune crônica que acomete as articulações e causa uma destruição progressiva da cartilagem e dos ossos com a prevalência de 1 a 2%. Em seu precedente, estão envolvidos fatores genéticos e ambientais. 

Receber um diagnóstico de uma doença crônica pode ser bastante assustador, mas com o tempo a pessoa vai aprendendo a lidar com os sintomas e a realizar mudanças nos hábitos, quando elas forem necessárias. É o caso de quem vive com artrite.

Aos que convivem com a doença, mudanças nos hábitos alimentares podem minimizar crises e diminuir a inflamação, tornando a vida mais leve. Confira mais sobre o assunto a seguir! 

Quais alimentos podem ajudar? 

A chegada de alguns alimentos na dieta de quem convive com a doença pode ser muito benéfica. São eles: 

  • Produtos ricos em ômega 3, como oleaginosas (castanha, nozes, amêndoas, avelã) e peixes, como salmão e sardinha;

  • Alimentos ricos em antioxidantes, tais como abacate, frutas vermelhas (morango, mirtilo, amora), laranja, cebola e alho;

  • Azeite extra virgem, gengibre e cúrcuma.

E para evitar? 

Enquanto alguns alimentos se somam, outros devem ser evitados ou reduzidos. São eles: 

  • Bebida alcoólica: são diuréticas e causam desidratação, podendo resultar em fraqueza muscular e rigidez das articulações; 

  • Açúcar e sal: ao limitar o consumo, ajuda-se a reduzir o processo inflamatório;

  • Alimentos ultraprocessados: o mesmo pode ser dito em relação a esses alimentos, que por terem grandes quantidades de açúcar, sal e conservantes, podem aumentar o processo inflamatório;

  • Carne vermelha: o alto consumo pode causar o aumento de ácido úrico no sangue, resultando inclusive em uma nova condição, a gota. 

Dietas como a mediterrânea, que aumenta o consumo de vegetais, azeite extra virgem e peixes, pode auxiliar de forma significativa na redução do processo inflamatório. 

Por isso, é tão importante aos pacientes desta condição o acompanhamento de um nutricionista e a realização de seus exames periodicamente.

bottom of page