top of page

Diabetes: como tratar e controlar os níveis de glicose no sangue.

Algumas pessoas possuem predisposição genética para diabetes, mas a maioria das pessoas com altos níveis de açúcar no sangue adquirem a doença ao longo da vida, em decorrência dos maus hábitos de alimentação.

Quem não gosta de um belo pedaço de pudim ou uma fatia de torta com muito chantilly? Comer doce está na nossa cultura há séculos.


Algumas pessoas possuem predisposição genética para diabetes, mas a maioria das pessoas com altos níveis de açúcar no sangue adquirem a doença ao longo da vida, em decorrência dos maus hábitos de alimentação.


O que é diabetes?


É quando o organismo não produz insulina suficiente. A insulina é o hormônio responsável pelo transporte da glicose do sangue até o interior das células, quando esse processo não funciona corretamente o açúcar se acumula no sangue, quando deveria ser gasto nas células do corpo. Esse acúmulo é considerado extremamente prejudicial à saúde e deve ser tratado por especialistas.


Sintomas


O desejo compulsivo por doce é um dos principais sintomas de pessoas que sofrem com a diabetes. A doença também se manifesta de outras formas. Confira abaixo algumas delas:


- Sensação constante de sede e boca seca;

- Aumento desmedido de apetite;

- Vontade frequente de ir ao banheiro urinar;

- Cansaço e fadiga;

- Alterações da visão.


Tipos de Diabetes


Tipo 01: está presente desde a infância, sendo autoimune e caracterizando-se pela destruição das células B do pâncreas.

Tipo 02: causada por maus hábitos alimentares e afeta principalmente as pessoas sedentárias, com acúmulo de gordura na região abdominal.

Diabete gestacional: é decorrente do bloqueio parcial da passagem de insulina pelos hormônios da placenta, o que leva a um aumento no nível de glicose.


Quais exames fazer?


Existem vários exames que são utilizados para diagnosticar e tratar a diabetes. Entre eles estão:

- Exame de glicemia;

- Teste oral de tolerância à glicose;

- Teste de hemoglobina glicada;

- Frutosamina;

- Glicemia pós-prandial.


Importante: todo e qualquer exame, teste de saúde ou procedimento clínico deve ser prescrito e supervisionado por profissionais especializados.


Mantenha sua saúde em dia!


Cuidar da saúde é indispensável em qualquer cenário. Para pessoas com altos níveis de açúcar no sangue a palavra "cuidar" deve ter um significado ainda maior. Para manter uma boa qualidade de vida e controlar a diabetes, é preciso adotar hábitos saudáveis como:

- Se alimentar de forma equilibrada, sem exagerar no açúcar;

- Praticar exercícios físicos com regularidade;

- Evitar momentos de estresse e pressão psicológica;

- Não fumar, não beber e não consumir drogas ilícitas;

- Fazer exames de rotina todos os anos.


Não esqueça: comer doce não é pecado. Exagerar na quantidade é o perigo! Não extrapole na dose. Cuide da sua saúde com consciência e responsabilidade e viva uma vida mais feliz e satisfatória.

bottom of page