top of page

Guia para pais: 5 formas de tornar o momento de exames laboratoriais em crianças mais fácil.

Choro, desespero e até mesmo o medo. Muitas crianças possuem uma grande

dificuldade na hora de realizar exames laboratoriais, deixando seus pais também



Apesar de ser difícil, esse tipo de exame é essencial para garantir o cuidado com a saúde dos pequenos. Para auxiliar os pais nesse momento, preparamos 3 dicas que podem tornar o momento mais fácil.


DICA 1 - Mostre o lado positivo

É preciso que você explique para seu filho a importância do exame e não estimule o medo da criança. Frases como “vou te levar lá para a moça dar um ‘picks’” ou “se você não obedecer vai tomar um ‘picks’” pode tornar o momento da criança muito complicado. Isso porque a criança associará o exame como um castigo ou algo extremamente negativo a ser encarado.


DICA 2 - Fale a verdade

É preciso ser sincero com a criança quanto a dor que ela irá sentir. Antes de ir ao posto de coleta, converse com seu filho e explique que ela irá sentir uma pequena dor, mas que é necessária para a sua saúde e bem-estar.


DICA 3 - Não faça trocas, apenas dê recompensas

Não é correto fazer trocas com as crianças, como convencê-las a fazer o exame para ganhar algo em troca. É essencial que ela entenda o objetivo e se convença em fazer os exames. Mas, em contrapartida, não há nada de errado em você recompensar seu filho pela coragem após a realização do exame. Dar um doce ou levar para um passeio mostrará ao pequeno que você está orgulhoso da sua coragem.


DICA 4 - Controle seu nervosismo

É normal que você fique nervoso ou ansioso, principalmente vendo seu filho chorar, mas neste momento você deve estar firme e passar segurança para ele. Mostre que essa é uma situação normal e que você está ao lado dele para tudo.


DICA 5 - Confie nos profissionais de saúde

Com um grande conhecimento sobre a realização de exames e até mesmo técnicas de contenção, os profissionais irão auxiliar você a explicar para seu filho a importância do exame, sendo sempre sinceros quanto a pequena dor que ele irá sentir. Mostre ao seu filho que você confia no profissional, mas não o deixará sozinho durante o momento. Trabalhem como um só time!


Aqui no Labsca

Em nossas unidades do Labsca os profissionais são preparados para tornar esse momento mais leve para as crianças. Em nossas unidades do Labsca VIP, por exemplo, o espaço kids e a utilização do óculos de realidade virtual aproxima o procedimento ao mundo da criança.


E lembre-se: uma criança saudável e feliz, se tornará um adulto com bons hábitos. Gostou do artigo? Continue acompanhando as matérias em nosso blog.

bottom of page