top of page

Hemograma: saiba tudo sobre o tradicional e importante exame

Hoje vamos falar sobre o hemograma, um dos exames mais solicitados e importantes de um laboratório. Mas antes de tudo, vamos entender um pouco melhor sobre a função do sangue no organismo. Em resumo, ele transporta oxigênio e nutrientes vitais por meio de todo o sistema corporal. Ele circula pelo coração, artérias, capilares e veias, sendo o principal meio de transporte dentro do corpo. O sangue leva oxigênio dos pulmões para os tecidos do corpo e dióxido de carbono dos tecidos para os pulmões. Ele transporta as substâncias nutritivas e metabólitos para os tecidos e remove os resíduos levando-os para os rins e outros órgãos de excreção.

Dessa forma, é certo dizer que ele cumpre um papel importante no equilíbrio do nosso corpo, pois quando há algo errado com o sangue, outras partes do corpo podem estar com algum problema. Nosso sangue é formado basicamente por uma parte líquida chamada de plasma e outra sólida constituída por células (hemácias, plaquetas e leucócitos).

Agora sim: vamos falar sobre o hemograma

O hemograma auxilia na elucidação do estado geral da saúde, como casos de anemias, inflamações, infecções, hematomas, hemorragias, leucemias e síndromes (doenças hereditárias). Ele também pode ser usado para checar se o corpo está reagindo bem a um tratamento medicamentoso ou com radiação, se os valores estão saudáveis antes de uma cirurgia ou procedimento, e a quantidade de sangue perdida em uma hemorragia.

Muitas pessoas chegam ao laboratório solicitando a realização de um hemograma “completo” acreditando que dentro dele saiam exames como colesterol, triglicerídeos, glicemia, etc, mas não. O hemograma é um exame único, e não um check-up completo.

Mas então o que o Hemograma analisa?

O hemograma faz a análise dos componentes do nosso sangue, que é constituído por três diferentes linhagens celulares: glóbulos vermelhos, que são as hemácias ou eritrócitos; glóbulos brancos, que são os leucócitos e plaquetas. Portanto o hemograma completo é composto pelo seguinte conjunto de testes laboratoriais: Eritrograma: Contagem de eritrócitos, dosagem de hemoglobina, dosagem de hematocrito, índices hematimétricos (VCM,HCM,CHCM,RDW) e avaliação da morfologia das hemácias. Leucograma: Contagem global e diferencial de leucócitos, que por sua vez, são divididos em: neutrófilos bastões, neutrófilos segmentados, eosinófilos, basófilos, monócitos e linfócitos. Análise das respectivas alterações morfológicas. Plaquetograma: Envolve a contagem de plaquetas, sua avaliação morfológica e a determinação de volume plaquetários médio (VPM).

O hemograma pode ser coletado em qualquer hora do dia, não sendo necessário jejum.

#INFORMAÇÕES SOBRE O LABSCA#

Texto por Rodrigo Lunelli

bottom of page