top of page

Intolerância à Lactose e Alergia ao Leite, qual a diferença?

Para podermos falar sobre intolerância e alergia ao leite, é preciso entender que o leite é composto. Em sua composição o leite traz diversos nutrientes essenciais para os seres humanos, além de água, podendo auxiliar na desidratação.

Na composição do leite podemos encontrar proteínas, como a caseína e a lactoalbumina, fontes de aminoácidos necessário para a “produção” de diversas proteínas em nosso corpo, gorduras e carboidratos, sendo o principal a Lactose.

A lactose é um dissacarídeo que, para ser absorvido pelo organismo, precisa ser dividido em monossacarídeos (1 glicose e 1 galactose), pela enzima lactase.

Quando se possui intolerância à lactose, a pessoa apresenta deficiência na produção ou não produz a lactase. Isso faz com que a lactose não seja absorvida e cause problemas gastrointestinais como vômito, cólicas e diarreia.

Uma pessoa sabendo que é intolerante a lactose pode continuar consumindo leites e derivados, desde que ingira a enzima lactase (que pode ser adquirida em farmácias) alguns minutos antes ou produtos zero lactose disponíveis nos mercados.

A alergia ao leite é uma reação desencadeada por anticorpos a algum componente do leite, como a caseína ou a própria lactose. Alguns sintomas podem ser parecidos com a intolerância, com cólicas e diarréia, mas pode apresentar outros como urticária alérgica, coceira, chiado no peito, congestão nasal, falta de ar, tosse repetida, dor de garganta, dificuldade para engolir, entre outros.

Infelizmente, para quem tem alergia ao leite a única saída é restringir ao máximo o consumo de leite e derivados.

Existem exames laboratoriais que auxiliam no diagnóstico, tanto para alergia quanto para intolerância. Consulte seu médico e conte com o Labsca para o que precisar.



bottom of page