top of page

Os benefícios da corrida para a saúde e qualidade de vida



Correr é uma das atividades mais simples que existem para quem quer se exercitar. Afinal, é uma das poucas que não exige grandes investimentos financeiros: apenas é necessário calçar um tênis, vestir uma roupa confortável e colocar as pernas e a disposição à prova. Além do mais, pode ser realizada em ruas ou parques próximos de casa. 

Apesar desses fatores, a corrida vai muito além de um simples exercício e pode oferecer diversos benefícios significativos para a saúde física e mental do praticante.

Dentre os diversos benefícios da corrida de rua podemos destacar: 

  • Aumento da expectativa de vida: Pesquisadores da Universidade de Oslo afirmaram que a prática de exercícios físicos de intensidade moderada a alta podem aumentar em até cinco anos a expectativa de vida de um idoso; 

  • Redução do risco de doenças crônicas: A prática regular de exercícios físicos se mostrou extremamente eficaz no combate e prevenção de diabetes, hipertensão, colesterol alto, obesidade e doenças cardiovasculares. Isso se dá uma vez que a corrida atua quase como um medicamento preventivo, auxiliando na redução da gordura corporal e regulação do metabolismo. 

  • Auxilia na manutenção e perda de peso: Um dos benefícios mais buscados pelo iniciante na corrida tem relação com o emagrecimento proporcionado pelo exercício. Isso porque a corrida exige alto esforço dos músculos, gerando um gasto calórico proporcionalmente elevado. Além disso, por ser principalmente um exercício aeróbico, também provoca uma série de reações no organismo que favorecem a queima de calorias, onde o corpo tende a continuar queimando calorias mesmo após o fim do exercício.

  • Combate a depressão, ansiedade e estresse: Além da corrida também impactar positivamente a qualidade do sono, fazer exercícios regularmente também pode melhorar o humor e reduzir sintomas depressivos. Isso ocorre porque a prática promove mudanças em algumas regiões do cérebro que regulam o estresse e a ansiedade. Além do aumento na produção e liberação de endorfina no organismo, o hormônio conhecido por proporcionar sensações positivas e reduzir a percepção de dor.

  • Fortalecimento de músculos, ossos e articulações: O treino de corrida vai muito além de favorecer o desenvolvimento das musculaturas envolvidas na atividade. Algumas pesquisas destacam que a prática regular deste exercício também pode fortalecer os tecidos e cartilagens do joelho e até protegê-los do desgaste. Além disso, a corrida também é capaz de aumentar a densidade óssea, protegendo os atletas de problemas como osteoporose e artrite. 

Apesar de ser um esporte com tantos benefícios e de baixo custo, alguns cuidados devem ser tomados pelos seus praticantes, melhorando assim o seu desempenho e experiência dentro da atividade. São eles: 

  1. Faça check-ups médicos e laboratoriais regularmente a cada seis meses;

  2. Tente seguir a orientação de um profissional de educação física para realizar e organizar os seus treinos;

  3. Mantenha uma alimentação e hidratação equilibradas, de modo a ampliar os benefícios do exercício; 

  4. Sempre respeite os limites do seu corpo, e no caso de qualquer sinal de dor, tontura ou mal-estar, procure um médico;

  5. Evite ainda, principalmente durante os meses de verão, correr em horários muito quentes, especialmente entre as 10 horas e 17 horas;

  6. Por fim, prefira sempre correr acompanhada/o, além de ajudar a construir novas amizades, você se sentirá mais segura/o. 

Referências: 

- GANDOLFI, Ana. BENEFÍCIOS DA CORRIDA APÓS OS 50 ANOS, 2023.  

- FREITAS, Marcos Bueno. SEDORKO, Clóvis Marcelo. OS BENEFÍCIOS DA CORRIDA DE RUA PARA A QUALIDADE DE VIDA DE SEUS PRATICANTES, Revista Biomotriz, 2021. 










bottom of page