top of page

Setembro Amarelo: o que você pode fazer para ajudar pessoas que estão com depressão?

A depressão é uma doença que destrói a vida de muitas pessoas, independente da classe social, etnia ou religião.

A depressão é uma doença que destrói a vida de muitas pessoas, independente da classe social, etnia ou religião. Ela é silenciosa e de origem emocional. Em alguns casos pode levar o indivíduo ao suicídio. Neste texto, falaremos sobre a importância do tratamento da depressão e como podemos ajudar pessoas depressivas.


Setembro Amarelo


A história do Setembro Amarelo começa em 1994 nos Estados Unidos, depois que Mike Emme, um jovem de 17 anos cometeu suicídio. No Brasil, a campanha começou em 2015, quando a OMS observou uma alta nos casos de suicídio entre os cidadãos brasileiros. O objetivo da campanha Setembro Amarelo é diminuir o número de casos de suicídio, incentivando as pessoas a procurarem ajuda e estimulando a cuidarem umas das outras.


Sintomas


A depressão não pode ser vista como bobagem. Quem enfrenta essa doença sofre muito e em vários momentos se sente desamparada e infeliz. É necessário ter sensibilidade para identificar uma pessoa que está com depressão. Veja alguns sintomas:


Ansiedade;

Apatia;

Culpa;

Agitação;

Irritabilidade;

Isolamento social;

Insônia;

Sonolência;

Sensação de cansaço;

Falta de concentração;

Lentidão de raciocínio;

Fome excessiva;

Falta de apetite.


Como podemos ajudar?


É comum que pessoas depressivas sintam um vazio existencial, falta de energia e motivação e baixa autoestima. Pequenos gestos de atenção e carinho podem ser decisivos na recuperação da vitalidade, dos estímulos e desejos dessas pessoas. Você pode ajudar com algumas atitudes:


- Sendo bom ouvinte e acolhendo;

- Estimulando a procurar um tratamento com profissionais da área de saúde mental;

- Aconselhando a não fazer uso de substâncias como álcool, cigarro ou drogas ilícitas;

- Sugerindo a prática de atividades físicas e que geram sensação de prazer;

- Incentivando a socialização e o intercâmbio de ideias;

- Identificando sinais que ilustram uma possível tentativa de suicídio.


Quer ajudar uma pessoa próxima a você? Seja responsável emocionalmente, prestando apoio contínuo, acompanhe a pessoa quando perceber que ela está mais vulnerável. Sua presença será muito útil, ajudando a levantar o astral e trazendo uma melhora bem significativa.

bottom of page