top of page

Triagem neonatal: tudo o que você precisa saber sobre o teste do pezinho

A triagem neonatal, mais conhecida como teste do pezinho, é um conjunto de exames laboratoriais realizados logo após o nascimento ou nas primeiras semanas de vida do bebê, sendo o período ideal entre o 3º e o 5º dia de vida.


Por que o teste do pezinho deve ser realizado logo após o nascimento?

Antes do nascimento, o feto está relativamente “protegido” dos malefícios de uma doença metabólica. Isso se dá em virtude da função da placenta materna quanto ao fornecimento de nutrientes e filtragem de metabólitos tóxicos.

Muitas doenças metabólicas são “desmascaradas” nos primeiros dias de vida após o nascimento, pois o bebê não pode mais se beneficiar da “ajuda fisiológica da mãe” para compensar as deficiências de seu metabolismo. No início, os sinais e sintomas das doenças podem ser sutis e dependendo do grau de deficiência metabólica vão se tornando cada vez mais aparentes e difíceis de tratar. Por isso, o teste do pezinho deve ser realizado logo após o nascimento, de preferência na alta do berçário, de modo a evitar lesões irreversíveis e até mesmo a morte provocada por algumas destas doenças.

Com um procedimento simples e rápido, é possível identificar precocemente doenças genéticas, metabólicas, endócrinas e infecciosas, que podem colocar em risco a vida ou prejudicar os desenvolvimentos somático, neurológico ou psíquico do recém-nascido.

Uma informação importante é que mesmo as crianças aparentemente saudáveis ao nascimento podem levar até meses ou anos para manifestar os primeiros sintomas da doença. Além disso, muitas crianças com doenças metabólicas são provenientes de famílias sem história nas mesmas condições.


Existem diferentes tipos de Teste do Pezinho?

Sim, existem diferentes testes classificados em grupos variados de exames. A principal diferença entre eles está na tecnologia utilizada para análise e na quantidade de doenças e condições pesquisadas.

No Brasil, o teste básico deve ser realizado em todo recém-nascido de forma obrigatória, conforme determinação do Ministério da Saúde. Dessa forma, ele é oferecido pelo SUS. Os outros tipos de Teste do Pezinho são cobertos pelos principais planos de saúde e abrangem um número maior de exames.

Para sua maior tranquilidade, você poderá escolher qual teste realizar entre as diversas opções de teste do pezinho disponíveis no Labsca, possibilitando uma investigação mais abrangente.

  • Teste do Pezinho Ampliado: Detecção de 41 doenças

  • Teste do Pezinho Plus: Detecção de 46 doenças

  • Teste do Pezinho Master: Detecção de 51 doenças


O teste do pezinho dói?

Algumas mães ficam com receio de que o pequeno, que acabou de chegar ao mundo, possa sentir muito incômodo na hora da coleta. Mas isso varia de acordo com a sensibilidade de cada recém-nascido e o mais importante é contar com a prevenção em primeiro lugar. Fazer o teste precocemente e, se necessário, colocar o bebê em um centro de tratamento da doença antes da manifestação dos sintomas são atitudes muito relevantes, que fazem a picada valer a pena. O “Teste do Pezinho”, como ficou popularmente conhecido, é um procedimento que foi desenvolvido para simplificar a coleta de sangue no bebê, permitindo que o exame seja feito em qualquer unidade de saúde, mesmo naquelas que não possuem pessoas capacitadas para realizar uma coleta de sangue na veia da criança. Isso porque basta um pequeno corte no pezinho para que sejam coletadas as tão importantes gotinhas de sangue.

Apesar de simples, a punção do pezinho pode ser dolorida. Isso porque quando o calcanhar do bebê é furado, nem sempre consegue-se amostra suficiente para a realização do exame - então é preciso fazer uma ‘ordenha’ da punção, para obter mais gotinhas. E, em alguns casos, é necessário até realizar uma outra coleta.


Teste do pezinho no bracinho: + rapidez e - trauma

Por esse motivo, no Labsca nós optamos por realizar a punção venosa no bracinho do bebê, com profissionais capacitados e experientes.

Sabemos que muitos pais estranham ao fazer o “teste do pezinho” no braço. No entanto, a amostra coletada na veia tende a ser mais rápida e menos traumática, além de obter o mesmo resultado.

Para fechar, é importante ressaltar que isso não significa que a punção do pezinho seja pior: são apenas coletas diferentes, em contextos diferentes. O importante é obter a amostra da melhor forma possível, permitindo que o exame seja realizado na época correta.


bottom of page