top of page

Tudo o que vocĂȘ precisa saber sobre o colesterol bom - HDL

  • Foto do escritor: Labsca
    Labsca
  • 3 de dez. de 2021
  • 2 min de leitura


Imagem: Pixabay


VocĂȘ jĂĄ deve ter ouvido bastante sobre o colesterol, certamente jĂĄ atĂ© tem o conceito de que ele Ă© um grande vilĂŁo quando o assunto Ă© saĂșde e alimentação saudĂĄvel.


Mas nĂŁo Ă© bem assim, o colesterol Ă© um tipo de gordura presente na estrutura das membranas celulares, fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo.

Existem basicamente 2 tipos de colesterol, o bom - HDL e o colesterol ruim - LDL.


Hoje iremos falar especialmente sobre o colesterol bom - HDL, e sua importĂąncia para o nosso organismo.


Diferença entre colesterol bom e ruim


Produzida pelo organismo, a lipoproteĂ­na conhecida como HDL Ă© de alta densidade e responsĂĄvel por remover o excesso de colesterol dos tecidos corporais. O HDL conduz os cristais de colesterol para o fĂ­gado, onde sĂŁo quebrados e metabolizados e descartados do corpo.

JĂĄ o LDL Ă© uma lipoproteĂ­na de baixa densidade e transporta o colesterol do fĂ­gado e do intestino para as cĂ©lulas dos tecidos do corpo humano. O LDL Ă© considerado mau porque, com o nĂ­vel elevado, permite o acĂșmulo de colesterol nas paredes internas das artĂ©rias, que cria placas de gordura nos vasos sanguĂ­neos e dificulta o fluxo sanguĂ­neo.


ImportĂąncia do colesterol bom


Como foi explicado acima, o colesterol “bom” tem uma função muito importante no nosso organismo, que Ă© basicamente combater a “sujeira” deixada pelo colesterol ruim. Em nĂ­veis elevados, inclusive, esse tipo de colesterol Ă© capaz de reduzir os riscos de doenças do coração e ter açÔes anti-inflamatĂłrias e antioxidantes.


Valores de referĂȘncia


O nĂ­vel ideal do colesterol bom - HDL - presente no corpo para adultos maiores de 20 anos deve ser igual ou superior a 60mg/dl, sendo considerado aceitĂĄvel a partir de 40mg/dl. É considerado baixo quando estĂĄ abaixo de 40mg/dl, sendo necessĂĄrio buscar medidas para aumentar esse nĂșmero.


Alimentos que contribuem com o colesterol bom


Sabe-se que 30% do colesterol do organismo é proveniente da alimentação, por isso escolher uma dieta balanceada e saudåvel é fundamental para manter os níveis de HDL em dia.

Confira alguns alimentos que ajudam bastante nessa missĂŁo:


Peixes de ĂĄguas profundas: sardinha, truta, bacalhau, atum, etc.

Azeite extravirgem: aumenta o colesterol bom e ainda ajuda a reduzir o ruim.

Abacate: também aumenta o colesterol bom e ajuda a reduzir o ruim.

Sementes: linhaça e chia.

Aveia: aumenta o colesterol bom e reduz a absorção de gordura e colesterol ruim.

Frutas: ameixa, maçã, laranja, pera e limão.


Entre outros alimentos.


Como diagnosticar os valores do seu colesterol com a Labsca


A melhor forma de identificar os níveis do colesterol é através de um exame de sangue com jejum de 12 horas, que indica a quantidade do colesterol LDL, HDL e triglicerídeos.


Não é necessårio ter pedido médico para realização desse exame de rotina. Em caso de histórico familiar de colesterol alto, é indicado fazer o exame de sangue uma vez por ano a partir dos 20 anos para um diagnóstico precoce.


Para realizar os seus exames na Labsca basta se dirigir atĂ© uma de nossas unidades em SĂŁo Bento do Sul ou Rio Negrinho ou, se preferir, agendar atendimento pelo nĂșmero (47) 3633-1133.


Dispomos também dos serviços de coleta domiciliar e empresarial.


Labsca, desde 1978 cuidando de vocĂȘ e de toda a sua famĂ­lia.


©  2023 - Labsca Análises Clínicas criado por Vohaus

  • Branca Ícone Instagram
  • Labsca
bottom of page