top of page

Vitamina D - Essencial para a vida

A falta dessa substância afeta diretamente a saúde, podendo levar ao desenvolvimento de depressão, doenças cardiovasculares, diabetes, doenças autoimunes, alterações ósseas, câncer, hipertensão, entre outras.



A principal forma de ativar a vitamina D no organismo é através da exposição solar, sendo ideal tomarmos sol sem filtro solar por pelo menos 20 minutos por dia e os melhores horários para isso continuam sendo entre as 10h e às 12h ou entre 15h e 16h30 devido ao sol não tão intenso. A falta dessa substância afeta diretamente a saúde, podendo levar ao desenvolvimento de depressão, doenças cardiovasculares, diabetes, doenças autoimunes, alterações ósseas, câncer, hipertensão, entre outras. Sua concentração no sangue deve estar em níveis adequados, assim elas ajudam a:


- Melhorar a imunidade e a saúde cardiovascular;

- Prevenir a diabetes; - Prevenir alguns tipos de câncer como o de mama, próstata, fígado, intestino e pulmão já que diminui sua proliferação de células malignas;

- Fortalecer os músculos e ossos, pois aumenta a proporção de cálcio e participa da formação dos músculos;

- Prevenir o envelhecimento precoce e fortalecer o corpo.


Alguns alimentos podem ajudar na obtenção da Vitamina D, como óleos de peixe, ovo cozido, carne de boi, fígado de galinha, sardinha enlatada no azeite e o iogurte. Porém, estes não são suficientes ao nosso corpo, sua pele precisa sim da exposição diária aos raios de sol.


Para saber os níveis de vitamina D como bons em seu corpo, a média dada pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial são acima de 20ng/mL para pessoas saudáveis até 60 anos e entre 30 e 60ng/mL para pessoas acima de 60 anos, e se quiser saber como está o nível desse hormônio no seu corpo basta fazer o exame de vitamina D aqui no LABSCA.


Recomendamos conversar com o seu médico para solicitar o exame, mas a requisição médica não é obrigatória. Entre em contato e agende seus exames 📲 (47) 3633-1133

bottom of page